quinta-feira, 16 de junho de 2016

1º. Lugar em Crônica - Prêmio Mario Sergio Cortella

 Concurso Literário da 16ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - 2016

Drummond em Copacabana (foto: Blog Estrela Binária)


Tema: 
"A beleza não está nem na luz da manhã, nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio tom, nessa incerteza."
Lygia Fagundes Telles


 A transposição das pedras

Sentei bem pertinho do poeta, no banco de concreto, frente ao mar.
Um estranho contentamento me tomou. Ofereci a ele o meu melhor sorriso. Ele me correspondeu com o reflexo do sol em seu olhar por trás dos óculos empoeirados.
Titubeei na etiqueta. Não sabia se deveria me dirigir a ele como Carlos, afinal eu o conhecia desde o meu primeiro livro de literatura. Melhor seria ser mais respeitosa, decidi usar Sr. Drummond. Pousei minha mão sobre a dele, num contrassenso com a formalidade escolhida.
- Como devo transpor as pedras do caminho? Como ver a beleza além do excesso de luz ou das sombras dos que me acompanham na caminhada? – perguntei.
Seu semblante permaneceu imóvel, perpetuado num invólucro de bronze.   
- Como poderia me responder?
De costas para o mar, o poeta não viu o espetáculo que o sol apresentava ao tingir o céu de tons de fogo, até sua última reverência antes do mergulho no horizonte, cedendo assim o palco para que a noite se fizesse estrelada. Nos meios tons do crepúsculo, as incertezas são inspiradoras.
A resposta às minhas dúvidas estaria na própria vida de Drummond, servidor público, modesto e recatado, mas que deixou um trabalho que é um dos mais importantes da literatura brasileira e que continuará influenciando as novas gerações, fazendo com que permaneça vivo muito além de seu tempo.
Conclui que a beleza não está na luz que ofusca quem também quer iluminar nem na sombra provocada por quem quer se agigantar.
A beleza está no legado que cada um vai deixar.
Eliana Ruiz Jimenez

http://grupomidia.com/revistarealiza/2016/06/fundacao-do-livro-e-leitura-divulga-vencedores-de-premio-literario/

Um comentário:

elisa disse...

Eliana,
visitei o seu blog, estou encantada com a fertilidade de suas criações literáias...
Parabéns, você merece todo esse sucesso, vai em frente! Nunca pare!
abr. Elisa Alderani